A gestão automatizada de benefícios flexíveis e tradicionais chegou para mudar os paradigmas quando se trata de gestão de Recursos Humanos. Mais do que isso, é uma necessidade que se impõe em razão das rápidas mudanças de mercado, pois a relação entre empresas e colaboradores deixou de ser unilateral e os profissionais, cientes disso, passaram a valorizar cada vez mais os benefícios e as possibilidades de escolher os que melhor se adaptam às suas necessidades e momento de vida.

A nova cultura organizacional proporcionada por uma gestão inteligente de benefícios tradicionais, flexíveis e reembolsáveis traz vantagens como:

  • aumento na produtividade e satisfação da equipe de colaboradores;
  • agilidade, economia de tempo e confiabilidade das informações;
  • criação de estratégias para a retenção de talentos;
  • maximização de acertos na hora de contatar os profissionais corretos.

Vamos abordar a seguir os resultados práticos destes pontos e como eles podem agilizar os processos de RH e trazer vantagens à cultura de trabalho das organizações.

Resultados na prática

Para as empresas que investem na automação da gestão de benefícios, os resultados práticos surgem rapidamente. A epharma, empresa de gestão de benefícios em medicamentos, decidiu aumentar o número de benefícios flexíveis oferecidos à sua equipe e permitir que os colaboradores montassem sua própria cesta. De acordo com Bruna Pereira, gerente de remuneração e serviços da empresa, esta é uma forma de “empoderar” os colaboradores, que são mais de 400 na epharma.

A empresa investiu na digitalização e centralização de todas as informações referentes aos mais de 30 benefícios oferecidos ao contratar os serviços da Tutto em 2021. Para Bruna, centralizar os dados em uma única plataforma que pode ser operada de forma ágil e intuitiva acelerou significativamente os processos de RH da empresa e os colaboradores demonstraram estar mais motivados.

Pesquisas de clima organizacional realizadas apontaram que o índice de satisfação dos colaboradores aumentou de 59% em 2020 para 72% em 2021, após a implantação do marketplace de benefícios da marca por meio da plataforma Tutto.

Valorização desde a contratação

As vantagens da gestão inteligente de benefícios corporativos aplicam-se também no momento das contratações, quando ao buscar por profissionais para uma vaga específica, a possibilidade de oferecer uma ampla gama de benefícios direcionados à vaga pode ser um grande diferencial.

Em 2023, uma pesquisa da Robert Half, empresa especializada em recrutamento, apontou que entre 1161 profissionais entrevistados apenas 7% entre os que estavam desempregados e 1% entre os que estavam no mercado de trabalho afirmaram valorizar mais a remuneração do que os benefícios na hora de buscarem uma nova oportunidade.

Ainda no que diz respeito a contratações, a automação proporcionada pela plataforma Tutto permite que o processo de admissão seja todo online, resultando em mais agilidade a todo o processo. Tudo centralizado em uma única ferramenta com acesso facilitado para empresa e colaboradores.

Com a equipe formada, a retenção de talentos também fica mais fácil, pois ao proporcionar aos profissionais a opção de programarem seus benefícios de acordo com suas necessidades de cada momento, eles passam a se sentir parte da equipe e da cultura organizacional.

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