Os benefícios flexíveis são uma nova alternativa para um problema antigo

Como satisfazer as necessidades do seu grupo de funcionários de forma justa e igualitária, associar prestígio às vagas disponibilizadas e se manter dentro dos trâmites legais? É aí que entram os benefícios dos benefícios flexíveis. Essa abordagem, que ainda pode ser considerada inovadora, é uma iniciativa que visa construir uma experiência positiva durante a jornada de trabalho. Isso porque a corporação não entrega apenas produtos e serviços, mas também incentiva a participação e autonomia dos seus colaboradores.

Esse tipo de benefício surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, e gradualmente foi se espalhando pelo mundo. Aqui no Brasil, desde o ano 2000 a gestão flexível de trabalho vem crescendo, e nos últimos 5 anos converteu-se em um diferencial para empresas que buscam conquistar e reter os melhores talentos do mercado.

Muitas têm procurado formas inteligentes para melhorar o desempenho de suas equipes, principalmente no cenário atual, onde o mundo ainda está se recuperando dos nefastos efeitos da pandemia. A flexibilização de horários e locais de trabalho se tornou ainda mais necessária. Levando em conta esse panorama, os benefícios flexíveis se transformaram em um fator importante para que muitos profissionais permaneçam em suas empresas. O oferecimento de boas vantagens acaba gerando uma troca proveitosa entre as partes envolvidas. É uma maneira eficaz do RH de envolver os mais competentes e qualificados.

Opções de categorias que podem ser flexibilizadas

Geralmente a política de benefícios flexíveis é implementada através de um sistema de pontos e o processo de eleição é bastante simples: cada benefício possui uma determinada pontuação e o colaborador pode usar seus pontos disponíveis para eleger aqueles que mais lhe agradam. É quase como escolher produtos em uma prateleira de supermercado.

É importante frisar, porém, que cada empresa dita suas próprias regras, e faz a curadoria da sua própria cartela de benefícios, o que torna a experiência ainda mais interessante, já que o colaborador nunca sabe realmente o que encontrará à sua disposição.

Há várias opções de benefícios que podem ser flexibilizados, o desafio para as corporações acaba sendo aumentar a variedade disponibilizada. Alguns exemplos que podem ser incluídos no catálogo são:

  • auxílio alimentação (VA/VR),
  • mobilidade (Combustível/Uber e afins)
  • creche
  • vale cultura
  • academia
  • plano de saúde
  • plano odontológico
  • seguro de vida

A escolha desses benefícios é normalmente feita periodicamente, visto que a corporação precisa se reorganizar para contratar os novos serviços, portanto é aconselhável que os colaboradores avaliem bem as opções e façam suas eleições com cuidado.

Os benefícios dos benefícios flexíveis

Muito já foi dito sobre benefícios flexíveis até aqui, mas afinal de contas, quais são as vantagens reais que eles proporcionam?

Um dos principais pontos positivos na implementação da política de benefícios flexíveis por parte da empresa, é a ponte criada entre a administração e os colaboradores, promovendo livre-arbítrio e envolvimento, por parte deles, na tomada de decisões referentes à sua rotina corporativa. Além disso, destacamos alguns outros pontos importantes:

  • Cria condições para a permanência dos talentos reduzindo o turnover (agrega valor as vagas);
  • Demonstra respeito as diferenças (personalização dos pacotes de benefícios);
  • Incentiva a produtividade (colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos);
  • Adere atributos positivos à marca (satisfação dos colaboradores).

Como implantar

Para implementar a política de benefícios flexíveis em sua organização, alguns passos são fundamentais, recomendamos:

  • Fazer uma pesquisa organizacional para descobrir as reais demandas dos profissionais;
  • Mapear possíveis fornecedores, levando em consideração, custo, quantidade e qualidade das ofertas;
  • Avaliar possíveis parcerias, através de descontos em produtos e serviços;
  • Estimar a viabilidade jurídica e financeira dos benefícios (eles precisam ser sustentáveis para a empresa e estarem de acordo com as leis e legislações trabalhistas);
  • Estipular as regras para a implementação dos benefícios flexíveis, como as opções disponíveis, o sistema de escolha, possíveis restrições e afins.

Os benefícios flexíveis, como foi mostrado, vieram para suprir as necessidades extras dos colaboradores. Essa personalização é uma parte importante na construção de um excelente lugar para se exercer a profissão, mas é imperativo frisar que isso não é tudo. A iniciativa em questão precisa caminhar junto com perspectivas de crescimento e desenvolvimento, boas lideranças e atenção ao bem-estar do capital humano empresarial.