Há algum tempo, consultando gestores e analistas de remuneração, percebemos dificuldade na diferenciação das plataformas de benefícios flexíveis, dos cartões flexíveis que estão surgindo no mercado por iniciativa de algumas startups.
Simultaneamente, observamos um movimento dos grandes players de cartões de benefícios no viés da flexibilização. Pensando nisso, achamos importante destacar as principais diferenças entre os dois, e adiantar que não os vemos como concorrentes, mas sim como complementares.
Plataforma de Benefícios Flexíveis
Quando falamos de plataformas de benefícios flexíveis, ressaltamos que a sua principal função é oferecer o gerenciamento, e possibilitar a administração completa das políticas oferecidas.
Elas são essenciais quando se pretende adotar conceitos e metodologias de benefícios flexíveis. Facilitam a administração e o regramento deles, que podem ser classificados como seguráveis (assistência médica, seguro de vida, previdência social), não seguráveis (alimentação, refeição, combustível/mobilidade) e reembolsáveis (auxílio educação, academia, cultura entre outros). Em alguns casos há a necessidade de diferenciar o controle de pontos por grupos, locais ou exigências sindicais.
Cartões Flexíveis
Os cartões flexíveis são pré-pagos nos quais as empresas carregam valores referentes à alimentação, refeição, combustível, cultura e afins, podendo ou não travar a utilização do saldo, de acordo com as diretrizes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Assim, como já descrito, observamos que os cartões flexíveis são uma excelente ferramenta para dar início ao processo de flexibilização de benefícios, gerando aculturamento e familiarização da equipe com este conceito.
Junção de Elementos
Notamos neste sentido, uma ótima oportunidade para se utilizar a plataforma em conjunto com os cartões, como agregadores de benefícios não seguráveis. Auxiliando dessa forma o RH, no processo de oferta e manutenção da política de benefícios flexíveis. Respeitando as regras da CLT e os Acordos Coletivos e garantindo segurança jurídica no processo como um todo.