O que são benefícios flexíveis e como funcionam?

Em relação ao que é fundamental sobre benefícios flexíveis, destacamos o fato de ser um pacote com todos os benefícios e convênios que a empresa oferece tendo como diferencial a possibilidade de escolha deles pelo colaborador. Há diversas maneiras pelas quais ele pode ser implementado, sendo a distribuição de pontos para que os colaboradores escolham seus próprios benefícios, a mais comum.  

Com benefícios flexíveis, sua empresa economiza em encargos, promove o aumento da satisfação dos colaboradores, fomenta sua qualidade de vida e ainda oferece mais liberdade na escolha. Se pararmos para analisar, é um conceito bastante simples e dinâmico que tem o propósito de alinhar as necessidades e desejos (quando possível) dos colaboradores, seu estilo de vida e preferências com os benefícios ofertados pela empresa. De tal forma que ninguém será obrigado a usufruir de algo que não precise.  

Como você deve saber, a oferta de benefícios flexibilizados não é uma determinação da legislação trabalhista, todavia é uma decisão estratégica válida, capaz de gerar bons resultados a médio e longo prazo. 

O Tutto Flex é o módulo da Plataforma Tutto que sua empresa irá utilizar para gerenciar o seu programa de benefícios flexíveis.

O surgimento dos benefícios flexíveis no mercado

Esse é um conceito e uma prática relativamente nova. Se você pesquisar, descobrirá que essa política surgiu nos Estados Unidos em meados de 1970. No Brasil, no entanto, foi só a partir dos anos 2000, especialmente desde 2010 mais ou menos, é que ela passou a ganhar força nas empresas. A gestão de benefícios flexíveis pode ser um tanto quanto desafiadora, se não há o conhecimento necessário. Nosso intuito e propósito, portanto, é auxiliar da melhor forma possível as empresas que querem adotar esse sistema para seus colaboradores. 

Como funciona o programa de benefícios flexíveis no mercado

Ao oferecer benefícios flexíveis, o ideal é que você defina uma política que contemple as regras de uso dos benefícios pelos seus colaboradores. É na política de benefícios que a empresa irá definir o que, quanto e para quem irá disponibilizar os benefícios. No que diz respeito ao que é fundamental sobre benefícios flexíveis, é interessante notar que, com base no orçamento disponibilizado pela organização, os colaboradores escolhem durante o período de eleições, quais benefícios eles desejam “contratar”.

Cabe à empresa informá-los sobre o valor dos pontos que serão oferecidos mensalmente e definir prazos para a eleição dos pacote de benefícios flexíveis. Isso lhes dá um senso maior de pertencimento por sua participação no processo de tomada de decisões.

Algo que também pode alavancar o engajamento e a motivação!

Simulação de uma implantação hipotética

A primeira atitude a se tomar na adoção do Tutto Flex é fazer um levantamento de dados da situação atual dos benefícios e das demandas dos colaboradores. Esse levantamento é utilizado para que você possa realizar a simulação do número de pontos necessários para atender seus colaboradores, estabelecendo assim um orçamento para benefícios. Permite ainda avaliar qual método de distribuição de pontos é o mais adequado à sua empresa: 

  • Método pontos linear; 
  • Método pontos por cargo; 
  • Método pontos por grupo funcional; 
  • Método pontos por faixa salarial. 

Consideremos uma realidade em que 1000 pontos são viabilizados para a flexibilização. Alice, uma das funcionárias da empresa, fez a distribuição da seguinte forma: 

  • Pontos empregados: 800 
  • Saldo para utilização: 200 
  • Benefícios: Mobilidade: 100 pontos, auxílio educação: 100 pontos, plano de saúde: 400 pontos, vale refeição: 100 pontos, vale alimentação: 100 pontos. 

Há casos em que o total de pontos escolhido pelo colaborador ultrapassa o limite disponibilizado pela empresa. Nesse cenário, é possível estabelecer um desconto na folha de pagamentos desde que as regras sejam devidamente apresentadas aos colaboradores antes. O fundamental sobre benefícios flexíveis é que é um processo relativamente simples, desde que sejam feitas as pesquisas e adequações necessárias à realidade empresarial.

A definição da cartela de benefícios

Um dos desafios que surge tão logo o RH de uma empresa, em conjunto com os gestores, decidem considerar a flexibilização de benefícios, é definir quais oferecer. 

É preciso levar em conta o perfil do quadro de funcionários e seus interesses. Análises, pesquisas internas, triagem dos pacotes de serviços terceirizados, são fatores que precisam convergir com o orçamento pré-estabelecido. É o fundamental sobre benefícios flexíveis. 

Testes também são uma possibilidade interessante, visto que os benefícios corporativos oferecidos podem variar semestral ou anualmente. É uma oportunidade de testar o que foi bem aceito ou não por parte dos colaboradores. 

Em todo caso, é importante entender o que os profissionais acham interessante, sobretudo se sua empresa contar com um quadro diverso de pessoas, de diferentes recortes sociais, geracionais e de identidades de gênero. 

Diferentes pessoas têm diferentes necessidades. Algumas são mais apegadas a benefícios tidos como “tradicionais”, outras consideram a liberdade de escolha dos benefícios flexíveis mais atrativa. Para elas, principalmente, uma diversificada cartela de opções pode ser um ponto positivo e fator decisivo na hora de aceitar uma oferta de emprego. Alguns exemplos de categorias de benefícios que podem ser flexibilizados são: 

1 – Alimentação: (Vale Alimentação / Vale Refeição);

2 – Educação: (Auxílio Graduação / Auxílio Creche);

3 – Saúde: (Assistência Médica / Assistência Odontológica / Academia);

4 – Mobilidade: (Vale Combustível);

5 – Outras: (Seguro de Vida, Vale Cultura e Previdência Social). 

A diferença entre benefícios tradicionais e flexíveis

Antes de se aprofundar no estudo de possibilidades para a viabilização dos benefícios flexíveis em sua organização, porém, é preciso definir e contextualizar suas diferenças em relação aos benefícios tradicionais.  

Os flexibilização não é uma permissão para que benefícios previstos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), deixem de ser concedidos obrigatoriamente pela empresa. 

Pela lei, 13° salário, férias, aposentadoria e os benefícios definidos por Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) devem ser concedidos a todos os colaboradores da organização, sem exceções. 

A Convenção tem prevalência sobre a CLT e, por essa razão, é imprescindível que seja consultada. Se algum desses benefícios for definido como obrigatório para a categoria, ele não poderá ser flexibilizado. 

Para deixar mais claro, considere que a CCT pode definir que o empregador deve conceder a cada colaborador uma cesta básica ou um vale para refeição diária.  

Assim, o benefício tradicional não pode ser condicionado à dinâmica da distribuição de pontos que o benefício flexível propõe. Os demais benefícios, aqueles que podem variar de empresa para empresa, são os considerados flexíveis e não obrigatórios. 

O parecer legal sobre os benefícios flexíveis

O texto legal não aborda benefícios flexíveis propriamente, mas indica quais as categorias que podem ser flexibilizadas ou não. A possibilidade existe para todos os benefícios que não são configurados como salário in natura pelo artigo 458 da CLT. 

É importante saber que um dos desafios na gestão de benefícios flexíveis tem a ver com eventuais cobranças adicionais relativas à extensão do benefício a funcionários demitidos e/ou aposentados. 

Em casos de demissão sem justa causa, por exemplo, o funcionário tem direito a usufruir dos benefícios de saúde por um período igual a um terço da duração do vínculo empregatício e da contribuição ao plano de saúde. 

Segundo a Lei nº 9656/98 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o beneficiário pode seguir utilizando o plano pelo período mínimo de seis meses e máximo de dois anos. 

Quem lida com legislação trabalhista sabe que é preciso atenção às possíveis interpretações do texto da CLT, da Constituição Federal e de outras determinações legais. Como consta no artigo 468 da CLT: 

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.” 

Ou seja, desde que o funcionário esteja de acordo e que não seja prejudicado pela nova política de benefícios, a adoção dessa metodologia não encontra impedimentos legais. 

É imperativo que o setor jurídico da empresa esteja atento a esses detalhes e que, junto com o RH, respeite a Convenção Coletiva de Trabalho. É importante consultar os sindicatos laborais envolvidos antes de qualquer mudança na política de benefícios. 

Adotar uma política de benefícios para seus colaboradores importa?

Importa, se você precisa remunerar melhor e com menos custos sua força de trabalho. Ou se reduzir encargos da folha de pagamento faz parte da sua estratégia de remuneração e competição. Também é importante se sua empresa precisa observar a legislação para conceder benefícios de forma correta. 

O uso de benefícios corporativos é uma prática bastante difundida nas organizações brasileiras nos últimos anos. Existe de longa data uma legislação específica que trata e regula o tema. A nível nacional a utilização de benefícios e sua flexibilização traz vantagens efetivas, como por exemplo: 

  • Mais recursos para investimento
  • Maior capacidade de competição;  
  • Mais emprego e renda;
  • Maior produtividade;
  • Mais consumo e bem-estar à sociedade. 

Para a empresa, essa implantação auxilia a buscar uma melhor remuneração com menos custo. Nossa exclusiva metodologia permite a criação do conceito de orçamento em benefícios. Desta forma os custos se tornam previsíveis independente dos valores praticados pelos fornecedores de benefícios. No que tange o que é fundamental sobre benefícios flexíveis, cada colaborador opta pelos que são mais adequados ao seu momento de vida. Assim, conseguimos monetizar os benefícios, tornando seu uso tão conveniente quanto o dinheiro investido. 

Nossa experiência demonstra que o ideal é buscar um balanço na remuneração através da regra 2|1, onde para cada R$ 2,00 aplicados em salário R$ 1,00 deve ser aplicado em benefício. 

É importante observar a legislação na concessão de benefícios. Conceder somente benefícios dos grupos reconhecidos pelo INSS (artigo 458§2 da CLT, com redação da lei N10.243/2001)

  • Saúde  
  • Alimentação  
  • Transporte/mobilidade  
  • Educação  
  • Seguro de Vida e Previdência
     

Estabelecer uma contributariedade  dos colaboradores, a ser definida pela empresa, para que os benefícios não sejam considerados remuneração direta ou ainda evasão fiscal. Quando sua empresa investe R$ 1,00 em benefícios, o colaborador recebe R$ 1,00 em benefícios, gerando economia nos encargos trabalhistas. Quando sua empresa investe R$ 1,00 em salário, há em média, mais R$ 0,70 de encargos, referente a INSS, FGTS, férias, 13º e etc.  

Tutto Flex – Gerenciamento de benefícios flexíveis

Através das funcionalidades que a plataforma Tutto oferece, o administrador do programa de benefícios gerencia diversas informações que vão desde a estrutura do grupo empresarial até a definição dos benefícios, suas categorias e fornecedores. Facilita a parametrização dos benefícios disponibilizados e define planos, coberturas, opções, vigências e valores. 

Sobre a definição da política de benefícios: 

Dispomos de uma ferramenta simples para a definição de sofisticadas regras que podem compor a política de benefícios definida pela empresa. A definição das regras de uma Política de Benefícios possibilita: 

  • Identificar os benefícios ofertados; 
  • Definir valores e percentuais de adesão e descontos mensais; 
  • Atribuir carências; 
  • Atrelar seleções obrigatórias ou excludentes aos benefícios; 
  • Atribuir preços aos benefícios e estabelecer suas pontuações. 

Também estrutura o mecanismo de pontos e atribui as pontuações empregadas pelos colaboradores conforme seu cargo, função, faixa salarial ou outro critério. Além de regras para o emprego dos pontos com os benefícios e controle de conta corrente. 

Geramos os valores descontados na folha de pagamento dos colaboradores referentes aos benefícios por eles escolhidos. Também integramos estes descontos com o sistema de folha de pagamento utilizado pela empresa. 

Apuração dos custos com benefícios: 

A plataforma do Tutto Flex oferece relatórios e consultas que permitem apurar diretamente os custos envolvidos no programa de benefícios oferecido pela empresa. Possibilitando a filtragem dos dados e seleção de diversos períodos para análise, de forma a oferecer informações estratégicas para o monitoramento e acompanhamento do programa. 

As vantagens do programa de benefícios flexíveis para os colaboradores:

Disponibilizamos aos colaboradores um ambiente para escolha de seu pacote de benefícios, seguindo todas as regras da política e do mecanismo de pontuação da empresa, dentro dos períodos de eleição parametrizados de forma prática e intuitiva.

Também permitimos a emissão dos termos de adesão, consulta de pacotes de benefícios anteriores e a solicitação da troca de benefícios para eleição fora de época.  

Gerenciamento da conta corrente: 

A gestão de benefícios permite o gerenciamento da conta corrente de pontos do colaborador, a parametrização das regras para o emprego dos pontos acumulados e a consulta do extrato da conta corrente. 

Consulta a situação dos benefícios: 

Através do Tutto Flex, o colaborador consulta seu pacote de benefícios atual e um histórico de todos os seus pacotes já escolhidos anteriormente. Oferecendo uma consulta mensal para que o colaborador possa acompanhar os lançamentos de desconto em sua folha de pagamento, aumentando a transparência nas informações e evitando dúvidas. 

Personalização de benefícios e o aumento da produtividade: 

Se um colaborador tem a oportunidade de montar seu pacote de benefícios de forma personalizada, inegavelmente ele se lembrará que é a empresa que os fornece, todas as vezes que usufruir deles. Corroborando dessa forma, para o efeito positivo que a participação dele tem nesse processo: os colaboradores apreciam os benefícios porque eles mesmos os escolheram e, com isso, se sentem mais satisfeitos. Consequentemente, há um aumento no engajamento, satisfação e performance.  

Conscientização acerca do custo e do valor dos benefícios: 

Os benefícios corporativos se tornaram um diferencial competitivo. Consequentemente, com o Tutto Flex, a participação na distribuição de pontos leva o colaborador a entender o quanto a empresa investe nele e qual é a importância desse investimento em sua saúde, bem-estar, lazer e crescimento profissional. Esse é a vantagem fundamental sobre benefícios flexíveis. Atrelada ao nível de satisfação que ele alcança, essa noção de custo e valor é fundamental na compreensão do quão positiva é a política de benefícios da empresa. 

A atração e retenção de talentos através dos benefícios flexíveis: 

A flexibilização dos benefícios está intimamente ligada ao conceito de “employer branding“, que nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações que visa melhorar a visão que os colaboradores têm da empresa, além da imagem dela perante o público. Dessa forma, é uma estratégia eficaz na hora de ajudar a manter a rotatividade em baixa (redução de turnover). E que atrai a atenção de bons profissionais do mercado para compor os quadros da empresa. O que uma organização agrega de valor para seus colaboradores, naturalmente, impacta no seu poder de atração e retenção. Esse é o ponto fundamental sobre benefícios flexíveis.

Concluindo

A implantação de uma política de benefícios flexíveis, como já demonstrado, pode gerar bons frutos para qualquer empresa. Contudo, é imprescindível que haja um bom planejamento de todos os aspectos citados acima. Dessa forma, a organização faz a distribuição de pontos entre os funcionários sem alterar seu orçamento para o pagamento de benefícios corporativos. Podendo, dessa forma, ofertar mais variedade sem gastar mais por isso. 

Sobre a redução de custos, analisando o panorama estrategicamente, a empresa acompanha a escolha dos funcionários para entender quais benefícios são pouco escolhidos ou até não utilizados, removendo-os do catálogo se necessário for. O orçamento diminui sem impactar a satisfação dos funcionários. Esse é o fundamental sobre benefícios flexíveis. É um tema fascinante que está em constante metamorfose. Sempre que novidades surgirem, ou mudanças acontecerem, atualizaremos esse post com as novas informações. Portanto, não deixe de acompanhar nossas redes sociais.