O ser humano é plural e diverso por natureza. Negar isso é ir contra os princípios básicos e fundamentais da espécie, além de evidências evolutivas. Muitos, porém, se esforçam com afinco para não reconhecer e até refutar esse fato. Por isso, tratar da importância da diversidade nas empresas é fundamental. Há vários recortes sociais que nos diferem uns dos outros: gênero, orientação sexual, poder aquisitivo e econômico, cor da pele, necessidades especiais. Portanto, é fundamental que essas diferenças sejam celebradas em todos os ambientes, como indicativos de nossa individualidade e singularidade, e não como signos de opressão e preconceito.

Nós da Tutto, julgamos necessário implementar, difundir e divulgar políticas e ações de inclusão, que passam pelos processos de recrutamento, seleção e onboarding. O objetivo é que as pessoas nas suas múltiplas particularidades, se sintam acolhidas e respeitadas em seu ambiente de trabalho. Acreditamos que isso é o mínimo de decência e empatia que podemos demonstrar, como gestores, aos nossos colaboradores. Também procuramos trabalhar com clientes que espelham nossa visão inclusiva, visto que valores éticos e morais são mais efetivos quando compartilhados.

Segundo a Lei nº 8.213, de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas, empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou pessoas com necessidades especiais, por exemplo. No entanto, aplicar a diversidade nas empresas, definitivamente, vai muito além disso.

A importância da diversidade nas empresas

Em um cenário onde o mercado está cada vez mais globalizado, é imperativo que a cultura empresarial reflita isso. Tratar da importância da diversidade nas empresas é entender que uma equipe com perfis variados fica mais rica em talentos. É o primeiro passo para alcançar os resultados almejados. Essa noção contribui para o crescimento e sucesso organizacional. Junho é considerado o mês internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado especificamente no dia 28, por isso resolvemos fazer este post em nosso blog trazendo luz à essa temática, de extrema relevância.

É digno de nota que aproveitamos essa ocasião somente como um catalizador para a mensagem que queremos transmitir. Não temos o intuito de apenas participar de uma #trend, ou de só lembrar dessa iniciativa em junho. Ações inclusivas devem ser implementadas durante todo o ano, todos os anos. Só assim serão devidamente efetivas. É crucial que marcas e empresas que estão preocupadas com a inclusão implementem estratégias e iniciativas para diversificar de forma orgânica e intuitiva, o quadro de funcionários.

Dicas de como ser mais inclusivo no ambiente de trabalho:

Esse processo começa no recrutamento e seleção, por isso, separamos algumas dicas para auxiliar os recrutadores, a fim de contribuir para a melhoria da metodologia seletiva:

  • Promover o “employer branding”/marca empregadora: (Levante a bandeira da inclusão, demonstre apoio verdadeiro as causas e pautas da comunidade e estimule uma cultura de respeito e dignidade no ambiente de trabalho);
  • Produzir estratégias de inscrição que englobem grupos de pessoas distintos: (Anúncios de vagas que deixem claro que todos têm chances iguais de serem contratados, não importando perfis, desde que sejam qualificados);
  • Dizimar o preconceito no processo de recrutamento: (Use uma linguagem inclusiva, os pronomes adequados e o nome social, respeitando as particularidades de cada indivíduo);
  • Oferecer vagas de estágio para grupos minoritários;
  • Recrutamento às cegas pode ser uma opção para promover imparcialidade: (Método de seleção que visa analisar, num primeiro momento, apenas as competências e habilidades dos candidatos, ignorando suas características pessoas e sociais, como nome, idade, gênero, raça e afins);
  • Criar uma política de diversidade: (Promover eventos para que os aspectos multiculturais sejam amplamente trabalhados e façam parte do cotidiano dos colaboradores);
  • Elaborar um censo institucional: (É obrigação do empreendedor conhecer suas equipes, analisar o nível de diversidade nos cargos ocupados, no que diz respeito a gênero e suas identidades, orientação sexual, raça, faixa etária e afins. Até porque, sem essas informações não há como se realizar um processo justo e igualitário de seleção e recrutamento);
  • Definir metas de diversidade: (Por exemplo, destinar 3% das vagas em uma certa função somente para imigrantes. Ou até mesmo abrir alguns processos seletivos apenas para indígenas que hoje tem forte presença nas universidades).

Benefícios da diversidade nas empresa

Em um ambiente empresarial no qual se respeita as diferenças, inevitavelmente haverá maior cooperação e engajamento entre os colaboradores. Uma pesquisa da Harvard Business revela que os conflitos são reduzidos em até 50% em relação às organizações que não investem em diversidade, e o engajamento aumenta em 17%. Outro benefício que talvez seja óbvio, é a possível redução do #turnover e rotação de colaboradores. Faz sentido, visto que os profissionais tendem a permanecer onde se sentem acolhidos e valorizados. É uma reação normal de qualquer ser humano. Ninguém gosta de estar em um ambiente frio e hostil, onde não se sente bem-vindo. O ponto talvez mais crucial, seja o de proporcionar novas oportunidades para grupos minoritários que muitas vezes ficam de fora do mercado de trabalho.

Além disso, destacamos:

  • Maior criatividade organizacional;
  • Contratação por competência e não aparência (Ou seja, serão contratados aqueles funcionários que atendem os requisitos do cargo, independentemente de suas características diversas).

Ademais, empresas que investem fortemente em uma equipe multidisciplinar, principalmente em um país onde há uma multiplicidade de raças, religiões, etnias etc. cumprem seu papel social. Tal investimento traz uma boa visibilidade na comunidade — na qual a organização está inserida — e incentiva outras empresas a fazerem o mesmo.

Aparte dos benefícios citados acima, a valorização da diversidade no ambiente empresarial também melhora os resultados e os lucros da empresa significativamente. Conforme uma pesquisa da empresa de consultoria e gestão, McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial, por exemplo, têm 35% mais chances de terem rendimentos acima da média em seus setores. Organizações com diversidade de gênero, têm 15% a mais de oportunidade.

Monitorando os resultados

Independentemente dos indicadores utilizados para mensurar os resultados dessas iniciativas, existe uma atitude nobre que toda empresa pode ter: a formação de um comitê da diversidade. Essa é justamente a oportunidade de proporcionar às pessoas que já são tão discriminadas, tanto no mundo corporativo quanto fora dele, a experiência de monitorar o ambiente em que se encontram. Assim é possível verificar se colegas estão realmente agindo com respeito, e se gestores estão incentivando a troca de experiências e colaboração entre as equipes. As consequências, nós já enumeramos: aumento do engajamento, produtividade e lucratividade, entre outros.

Concluindo

De acordo com a pesquisa “Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas” feita pela Consultoria Mais Diversidade e a Revista Você RH, a meta de 97% das empresas é investir em diversidade a partir do ano de 2021. Dessa forma, nota-se que essa não é apenas mais uma grande ideia do mundo corporativo, mas sim uma real tendência mercadológica. Nesse sentido, fica evidente que trazer diversidade para as companhias é quase que uma norma para aquelas que desejam ter uma boa employer branding. Afinal, no tempo em que vivemos, onde o acesso à informação é tão facilitado, e a conexão tão rápida, temáticas como essa estão cada vez mais relevantes no âmbito midiático.

Portanto, não somente os consumidores e clientes, mas também os contratantes buscam por parceiros realmente plurais para suas atividades de trabalho. Sendo assim a importância da diversidade nas empresas não é somente uma prerrogativa interna. Mas sim um combustível aditivado para companhias em fase de expansão de negócios e crescimento. O recorte empresarial é um espelho social. Se quisermos continuar evoluindo, ele precisa refletir uma cultura heterogênea e múltipla. 🏳️‍🌈😊