3 tendências em benefícios corporativos para ficar de olho

Nos últimos anos, tem havido uma mudança significativa na forma como os benefícios corporativos são ofertados e, também, no seu propósito. As empresas estão se tornando cada vez mais conscientes de que os benefícios não se limitam apenas a salários e planos de saúde, e, sim, são uma ferramenta para atrair talentos e reduzir o turnover.

Há um movimento global que vê nas soluções capazes de atender às demandas particulares dos colaboradores o verdadeiro valor dos benefícios. Isso mostra que as empresas estão mudando a maneira como percebem o colaborador e seu papel na organização.

Assim, RHs de grandes e médias empresas buscam meios para  gerir seus benefícios com eficiência, otimizando os investimentos e potencializando resultados, sem deixar de lado a experiência do colaborador. 

E é aí que entra o papel relevante e imprescindível da inovação.

Mais do que digitalizar processos, a inovação permite que todas as pessoas tenham acesso aos recursos de que necessitam com mais praticidade, facilidade e comodidade. E quando falamos em benefícios corporativos, isso vale tanto para gestores quanto para colaboradores.

Mas quais são as tendências na gestão que colocam o colaborador no centro da cultura empresarial?

1. Oferecer um pacote de benefícios competitivo e integrado

Muito mais do que um plano de saúde, o pacote de benefícios deve ser um atrativo para novos talentos e ponto importante de consideração dos colaboradores que cogitam mudar de emprego.

Se o pacote é competitivo, a empresa ganha uma vantagem em relação à concorrência. Inclusive, um estudo da Willis Towers Watson apurou que 78% dos colaboradores não pensariam em mudar de emprego se o pacote de benefícios fosse mais atraente.

Mas o que significa ser integrado?

É quando a empresa consegue alinhar suas expectativas à dos colaboradores. Com isso, além de uma cultura mais humana e fortemente centrada nas pessoas, percebe-se:

  • Ganho de produtividade: os funcionários se sentem valorizados e motivados a dar o seu melhor;
  • Maior retenção de talentos: colaboradores que se sentem valorizados e apoiados são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo.
  • Aumento do engajamento da equipe: a equipe se sente incentivada e apoiada a desenvolver suas habilidades e crescer na carreira.

Para atender às necessidades individuais de cada um, também é preciso personalizar. No entanto, segundo um levantamento da Mercer Marsh Benefícios, apenas 2% das organizações possuem um programa de benefícios flexíveis estruturado, seja por um sistema de pontos ou outro.

Os benefícios flexíveis estão ganhando notoriedade porque permitem aos funcionários escolher aqueles que melhor atendem às suas necessidades. Por exemplo, em vez de oferecer apenas um plano de saúde, as empresas podem oferecer várias opções de planos de saúde com diferentes coberturas e níveis de prêmios.

2. Digitalizar a governança dos processos de gestão

Ao digitalizar os processos de gestão de benefícios, sua empresa ganha mais eficiência, transparência, agilidade e segurança. Isso sem falar na redução de erros e acesso a dados estatísticos confiáveis para a tomada de decisão.

Um processo digitalizado também contribui para a garantia da integridade e qualidade dos dados e informações.

Tudo isso reduz o workflow de trabalho ligado às tarefas burocráticas, como alimentar planilhas e conferir fórmulas. E mais:

  • Melhora a experiência dos colaboradores: permite processos mais rápidos, fáceis e transparentes, além do acesso a informações relevantes em tempo real;
  • Gera redução de custos: ao reduzir erros, os gestores não precisam mais corrigi-los ou checar informações, como dados de diferentes fornecedores;
  • Ganho de agilidade e flexibilidade: a digitalização permite que o RH se adapte rapidamente a mudanças nas leis, regulamentos e necessidades dos funcionários.

3. Obter bons índices de satisfação

Ainda que o ditado popular “trabalhe com o que você ama e você não trabalhará um dia” seja exagerado, é verdade que a satisfação no trabalho está relacionada à produtividade, saúde física e saúde mental.

Funcionários satisfeitos tendem a ser mais produtivos, engajados e motivados, o que pode levar a um melhor desempenho da empresa como um todo. Mas acima de tudo, a satisfação dos colaboradores está fortemente ligada à retenção de talentos, já que funcionários satisfeitos são menos propensos a deixar a empresa em busca de melhores oportunidades.

O contrário também é verdade, a insatisfação dos colaboradores pode levar à baixa produtividade, falta de engajamento, absenteísmo e até mesmo altos índices de rotatividade.

Como sua empresa tem medido a satisfação dos colaboradores? 

Pesquisas de clima organizacional, pesquisas de satisfação de colaboradores, análises de dados de rotatividade, absenteísmo e engajamento dos funcionários, podem ser um bom ponto de partida.

Outro ponto importante é avaliar se o pacote de benefícios está sendo utilizado e valorizado pelos usuários. Caso a adesão seja baixa, vale investigar se o problema  está na comunicação, falta de clareza da política de benefícios e suas vantagens, ou na falta de atratividade do benefício em si, que pode ser substituído.

Além de aumentar a atratividade do pacote de benefícios, outras formas de elevar os níveis de satisfação dos colaboradores são:

  • Promover um ambiente de trabalho saudável: adote políticas de inclusão, treinamentos de diversidade, programas de desenvolvimento pessoal, entre outros.
  • Valorizar o desenvolvimento profissional: oferecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional por meio de treinamentos internos, programas de mentoria, subsídios para educação continuada, entre outros.
  • Fornecer feedback regular: os gestores devem fornecer feedbacks regularmente aos colaboradores, reconhecendo suas realizações e dando orientações em áreas que precisam melhorar. 

Quando o assunto é tendência, a Tutto sai na frente. Ao criar soluções integradas que melhoram a experiência na gestão de benefícios tradicionais, flexíveis e reembolsáveis, ela não apenas acompanha o que é novo, como também dita o tom.

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