O planejamento é um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer empresa, e os primeiros meses do ano são os mais propícios para efetuar este trabalho. Os desafios do ano anterior devem servir como base para as ações do ano que está começando; os desafios enfrentados, as conquistas e a identificação de áreas que necessitam de melhorias são pontos-chave para começar este trabalho, no qual a definição de metas claras, mensuráveis e alcançáveis é essencial, atentando para que estejam de acordo com a missão e os valores da empresa.

Uma boa dica para aproveitar o clima de renovação do começo do ano é utilizar as ferramentas de planejamento SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal) para estruturar objetivos de forma organizada e eficaz. O êxito das ações incluídas no planejamento trará resultados notáveis e práticos, refletindo nos números, na produtividade e no bem-estar da equipe no dia a dia do ambiente profissional.

Ambiente de trabalho saudável gera bons resultados

Certamente, um ambiente agradável contribui de forma direta para o sucesso de qualquer planejamento. Que tal dar uma atenção especial a este item? Para isso, é importante estar atento ao feedback da equipe quanto à percepção que os profissionais têm da empresa e do ambiente de trabalho.

Antes de formatar um planejamento estratégico, ouça a equipe incentivando o diálogo entre os setores da empresa, a troca de ideias e o desenvolvimento de relatórios que apontem o que está agradando aos profissionais e o que pode ser melhorado. Na prática, pense em ações como:

  • Realizar pesquisas periódicas de clima organizacional para entender a percepção dos colaboradores sobre a empresa;
  • Avaliar os pacotes de benefícios oferecidos à equipe;
  • Monitorar taxas de entrada e saída para identificar possíveis sinais de insatisfação;
  • Estabelecer canais abertos e seguros para que os colaboradores possam compartilhar opiniões;
  • Analisar o engajamento em projetos, participação ativa e motivação na execução de tarefas.

Ações neste sentido potencializam o sucesso da implantação de um planejamento estratégico que gera bons resultados.

Foco no capital humano

No cenário atual do mercado, onde a competição e a concorrência exigem atualização e originalidade das empresas e profissionais, a inovação entra como um conceito importante para o planejamento das ações a serem executadas ao longo do ano. Inovar investindo não só em novas tecnologias, mas também em uma cultura que valorize a criatividade, a experimentação e o aprendizado também é uma forma interessante de potencializar a sensação de bem-estar dos colaboradores e fá-los sentirem-se parte da empresa.

Neste contexto, as ações definidas como necessárias na consulta aos colaboradores que citamos anteriormente podem ser executadas de forma conectada. Por exemplo, se a expectativa por mais benefícios na área cultural for apontada pelos profissionais, pode-se desenvolver ações que proporcionem a troca de experiências e interação entre eles relacionadas a estes benefícios. Assim, a integração da equipe é reforçada e a comunicação entre os profissionais desenvolvida neste processo acaba por influenciar positivamente em outras ações que estejam dentro do planejamento estratégico. O resultado é o surgimento natural de uma nova cultura organizacional pautada na participação de todos.

Atenção às tendências do mercado

Além dos resultados diretos do planejamento estratégico para a cultura organizacional e um bom ambiente interno, pensar e se preparar para os desafios do mercado é fundamental. Afinal, o começo de ano também é propício para identificar mudanças no comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e regulações que podem impactar o setor de atuação de cada empresa.

Observar e aprender com práticas bem-sucedidas de concorrentes e empresas de referência; revisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ajustando as estratégias para maximizar vantagens competitivas e capacitar equipes com treinamentos e workshops que incentivem o pensamento inovador e a produtividade também são aspectos importantes a serem considerados para o planejamento anual.

Como cada empresa tem um perfil diferente, ferramentas que agreguem todas as informações pertinentes ao planejamento estratégico de forma confiável e eficiente também são importantes, pois contribuem para a agilidade e êxito deste trabalho. Neste cenário, a Plataforma Tutto insere-se como uma ótima opção, disponibilizando de forma ágil e intuitiva uma série de recursos para a gestão inteligente de benefícios, monitoramento de clima organizacional, canais de comunicação direta entre diferentes setores da empresa, entre outros diferenciais. O momento é oportuno para um planejamento dedicado e eficaz, cabe a cada empresa investir no seu sucesso de mercado neste novo ano que se inicia.