Temos abordado com frequência em nossas redes sociais, temáticas que se referem à saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. São tópicos muito importantes para nós, porque acreditamos que um ambiente saudável, que preze pelo conforto e valorize o colaborador e sua saúde mental, é fundamental para que resultados expressivos sejam alcançados a longo prazo. Até então, não tínhamos denominado essa cultura organizacional. Mas com o intuito de ajudar empresas interessadas em incorporar essa metodologia, resolvemos explanar sobre como utilizar a gestão humanizada para engajar os colaboradores. De forma que a produtividade aumente, e o desgaste e esgotamento diminuam.

O que é Gestão Humanizada

Gestão humanizada nada mais é do que uma abordagem administrativa que prioriza os valores humanos no planejamento e execução de tarefas. Posto que a proposta é simples: que a empresa, através do setor de RH, faça uso da escuta ativa na hora de considerar as colocações e solicitações dos colaboradores. Ou seja, realmente prestar atenção ao que dizem, creditar suas demandas e atentar para as subjetividades de cada indivíduo, a fim de estabelecer uma gestão capaz de atender às suas necessidades especificas e oferecer o suporte necessário. Esse modelo visa o crescimento através da sustentabilidade, onde o foco é numa equipe satisfeita e engajada em suas funções. Cremos que os lucros vindouros serão uma consequência dessa cultura.

Trata-se da percepção de que o capital mais importante de qualquer empresa, é o humano. Mas quando falamos de gestão humanizada não nos referimos a mimar os colaboradores, pelo contrário. O importante é que haja equidade na distribuição e orientação de tarefas. Onde a igualdade prevaleça e não haja tratamento diferenciado ou especial entre os subordinados. Ainda que reconhecer talentos, dar elogios e parabenizar por méritos seja fundamental para uma gestão honesta, favoritismos desmedidos podem trazer consequências negativas para o convívio no ambiente de trabalho.

Como Utilizar a Gestão Humanizada para Engajar Colaboradores

Quando gestores aplicam qualquer metodologia, é necessário mais do que apenas o desejo, ou palavras. Em síntese, no caso da gestão humanizada é imperativo que haja um conjunto de fundamentos para se parametrizar essa implementação: Dentre os mais importantes, destacamos:

  • Observação – (análise inicial dos colaboradores);
  • Comunicação – (canais de comunicação efetivos);
  • Integração – (a informação precisa fluir por toda a empresa);
  • Adaptação – (de processos e métodos de gestão);
  • Comunicação assertiva – (transmitir informações com transparência, dinamismo e honestidade);
  • Flexibilidade – (para lidar com possíveis percalços no caminho).

A gestão humanizada, se já não faz parte da cultura organizacional da empresa, precisa ser introduzida gradativamente. Qualquer mudança metodológica administrativa pode causar estranheza nos colaboradores, principalmente se for feita de forma abrupta. Paciência, compreensão e empatia por parte dos líderes, são fundamentais nessa hora.

As Vantagens da Gestão Humanizada

Há vários benefícios comprovados em se adotar um modelo de gestão humanizada. Parece bastante óbvio, e realmente é. Colaboradores satisfeitos tendem a ser mais produtivos. Ademais, são instintos humanos básicos: a busca por segurança e conforto. De acordo com um estudo do Projeto Empresas Humanizadas no Brasil, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), as organizações e empresas que participaram da pesquisa demonstraram um aumento na satisfação dos clientes em 240%. No caso dos colaboradores, em 225%. Em um período de 4 a 16 anos, foi comprovado que elas mais do que dobraram sua rentabilidade financeira, se comparadas à média das 500 maiores empresas do país. Em outras palavras, a gestão humanizada é uma metodologia que visa a camaradagem entre os colaboradores, a valorização e divisão justa de responsabilidades. Portanto, na prática só traz vantagens. Entre as principais, apontamos:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento do engajamento;
  • Atração de talentos;
  • Retenção de talentos;
  • Redução do turnover;
  • Contratações mais certeiras.

Formas de se Implementar Gestão Humanizada afim de Engajar Colaboradores

Agora que já abordamos o conceito do que é gestão humanizada, as medidas necessárias a serem tomadas antes da implementação, e as vantagens que esse modelo traz para as empresas a longo prazo, vamos nos ater em como executar esse processo de maneira prática e fácil:

  • Ter uma política de incentivos e benefícios flexíveis – (ao gerir pessoas, é necessário que haja estímulos a fim de motivá-las a entregar os melhores resultados. É preciso que a remuneração seja compatível com as responsabilidades, e que o esforço das equipes seja recompensado com bonificações financeiras ou simbólicas);
  • Canal aberto de feedback – (lideranças e liderados precisam se sentir confortáveis para trocar opiniões, pontos de vista e percepções, com o propósito de melhorar a comunicação interna e a execução de tarefas);
  • Engajar os departamentos – (dinâmicas de integração em grupo);
  • Treinar os líderes e gestores – (uma mudança no modelo de gestão de pessoal, obviamente, deve partir de cima. Ou seja, dos responsáveis por ele. Líderes e gestores, que muitas vezes não estão acostumados com essa metodologia humanista, precisam se atualizar juntamente com o departamento de RH, sobre as práticas a serem adotadas a partir dalí);
  • Dividir demandas – (evitar sobrecarga de um único profissional ou departamento. Ninguém fica satisfeito ao se sentir constantemente exausto ou explorado. Como resultado, não há gestão humanizada se não houver justiça na divisão de encargos).

A incorporação da gestão humanizada na cultura organizacional de uma empresa, é um processo que tem começo, mas seguramente não tem fim. O aperfeiçoamento precisa ser contínuo. Sempre que um novo colaborador ingressar na organização, a gestão em conjunto com o departamento de RH, necessita acompanhar todo o processo de onboarding e adaptação, para garantir que ele seja feito de forma humanizada. Essa atenção precisa se extender constantemente também para os profissionais que já fazem parte da empresa. Porque necessidades mudam, assim como reinvindicações, e a administração precisa se adaptar de acordo. Como já dissemos, todos os aspectos da gestão de pessoas nos interessam. Somos defensores do modelo humanizado porque, para nós, os colaboradores são a engrenagem principal de qualquer mecanismo corporativo. Se ela estiver bem calibrada e lubrificada, não há nenhum defeito de fábrica que não possa ser consertado.