A área de Recursos Humanos (RH) sempre teve um papel fundamental na administração de pessoas nas organizações. No entanto, recentemente, esse papel mudou.

Até pouco tempo atrás, as tarefas associadas à gestão de pessoas eram predominantemente administrativas, como folha de pagamento, registros de novos funcionários e rescisões. No entanto, com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, os desafios aumentaram, o que acelerou a necessidade de mudanças

Isso aconteceu, em parte, porque essa nova geração cresceu em um mundo digital e conectado, e traz consigo valores, expectativas e preferências que desafiam o “status quo” e exigem uma adaptação significativa das empresas e do RH. Somado a isso, a pandemia da covid-19 fez com que muitas pessoas repensassem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mudando também a expectativa que têm em relação ao trabalho.

Como resultado, o RH passou a desempenhar um papel muito mais estratégico nas organizações, focado no desenvolvimento de talentos, na cultura corporativa e na retenção de funcionários

Para isso, as empresas passaram a investir mais na experiência do colaborador, e os benefícios corporativos se tornaram um importante aliado do RH. 

Mas como gerir um pacote cada vez mais amplo e diversificado? É sobre isso que vamos falar neste artigo, continue lendo!

Como era a gestão do pacote de benefícios

Não é novidade que os benefícios corporativos, que incluem alimentação, assistência médica, odontológica, planos de aposentadoria, entre outros, tornaram-se um fator decisivo na atração e retenção de talentos. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria de carreira e recrutamento Robert Half, 97% dos profissionais consideram os benefícios ao avaliar ofertas de emprego. Já um estudo da McKinsey mostrou que salário (71%) e benefícios (42%) falam mais alto na hora de mudar de emprego. Ainda segundo o Glassdoor Economic Research, os benefícios são fator decisivo na hora de aceitar uma nova proposta de trabalho para 57% dos entrevistados.

No Brasil, os benefícios mais comuns são: plano de saúde, vale refeição ou alimentação, vale transporte, previdência privada e seguro de vida. Mas poucas empresas ajustaram seu pacote para que ele fosse flexível e alinhado às necessidades individuais do colaborador.

Isso também está relacionado aos antigos meios de gestão. É que uma gestão eficiente envolve a administração cuidadosa de todos os benefícios oferecidos. Isso inclui a comunicação clara, o acompanhamento das adesões e a manutenção de registros precisos. E mais, o RH deve lidar com questões relacionadas a prazos, atualizações de informações e conformidade com as regulamentações, sem falar na gestão de pagamentos e repasses aos parceiros.

Como era a gestão do pacote de benefícios

Mas, mesmo diante da complexidade relacionada à gestão de seus programas, muitas empresas ainda dependem de planilhas. Essa abordagem manual apresenta vários riscos para os gestores:

  • Erros humanos, como digitação incorreta de informações ou fórmulas mal configuradas: o que pode levar a problemas sérios, como atrasos no processamento de adesão e até pagamentos incorretos.
  • Excesso de trabalho repetitivo e demorado: os profissionais têm menos tempo para se dedicar às tarefas estratégicas, como a retenção de talentos e o desenvolvimento de programas de bem-estar para os funcionários.
  • Falta de visibilidade e controle: com várias planilhas sendo compartilhadas e editadas, é difícil manter uma visão abrangente e atualizada. Isso pode levar a problemas de comunicação e a uma experiência insatisfatória para os funcionários.

Como é a gestão feita com o apoio de uma plataforma integrada

O novo normal do RH é marcado por agilidade, humanidade e resultado. Mas para conseguir atingir essas metas e contribuir com o futuro da empresa, o setor precisa de ferramentas novas, que facilitem o acesso a dados relevantes e apoiem a tomada de decisões estratégicas.

Veja como funciona a plataforma da Tutto

Veja como funciona a plataforma da Tutto

A plataforma Tutto oferece uma solução completa para empresas que desejam tornar seu processo de gerenciamento de benefícios mais eficiente, transparente e centrado no colaborador

  1. Centralização de Informações: 

Reduz a necessidade de acessar várias fontes de dados dispersas e fornece uma visão abrangente da organização.

  1. Parametrização de Políticas e Regras:

Capacidade de parametrizar todas as políticas e regras relacionadas à concessão de benefícios, bem como às convenções coletivas, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e políticas internas da empresa. A flexibilidade permite que as empresas personalizem os benefícios de acordo com suas necessidades específicas.

  1. Cálculos e Integração com Fornecedores:

Cálculos complexos necessários para a compra de benefícios e descontos em folha de pagamento automatizados. Além disso, a plataforma oferece integração com os principais fornecedores e sistemas de folha/ERP do mercado. Isso simplifica o processo de compra e administração de benefícios.

  1. Emissão de Termos e Gerenciamento de Solicitações: 

Emissão facilitada de termos de adesão aos benefícios, permitindo que os funcionários revisem e aceitem as condições de forma digital. Além disso, oferece um sistema de gerenciamento de solicitações para alterações nos pacotes de benefícios, tornando o processo mais transparente e eficiente.

  1. Comunicação Eficaz com o RH: 

A plataforma Tutto estabelece um canal de comunicação eficiente e seguro entre os colaboradores e o departamento de Recursos Humanos (RH). Isso facilita a troca de informações e a resolução de dúvidas ou problemas relacionados aos benefícios.

Gerir benefícios com eficiência potencializa seu pacote e fornece informações detalhadas sobre remuneração, o que é fundamental para atrair profissionais qualificados e manter uma equipe satisfeita.

Mas além disso, a gestão de benefícios eficiente transforma a experiência entre a organização, gestores, colaboradores e seus familiares. Contar com o apoio de uma plataforma como a Tutto otimiza processos e automatiza tarefas, melhorando significativamente a produtividade do setor de RH, impulsionando o sucesso da organização no cenário de recursos humanos atual.

Descubra como a Tutto pode mudar sua gestão para melhor!